quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Quando vou a Aparecida-SP

Aparecida é sempre uma experiência mística.
Minha última ida à cidade foi para resolver uma situação nurocrática de trabalho com o INSS, mas como devoto que sou, aproveitei a viagem para uma visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora.

 A imensidão do templo me faz refletir. Vem sempre em minha mente que ele é grande como o coração de mãe. Em casa tem espaço para os filhos, para seus amigos e quando estes constituem família, são bem vindos esposas, genros e netos.
Durante este ano, o Santuário promoveu todo dia 12 de cada mês, uma missa especial em que os Estados brasileiros,simbolicamente apresentavam uma porção de terra à Padroeira do Brasil. Nesta celebração acontecia também a coroação de imagem da santa.

A quem for à Aparecida, recomendo ter tempo para aproveitar ao máximo suas atrações religiosas, turísticas e de entretenimento. São inúmeros e, talvez, um dia seja pouco.
Nos jardins no entorno do Santuário encontrei uma escultura, réplica da que está nos jardins do Vaticano, em que homenageia Nossa Senhora Aparecida.

A Igreja está muito bonita e acolhedora, com estrutura para receber turistas e romeiros.
Aparecida é um roteiro de fé, devoção à Nossa Senhora e um chamado à conservação da natureza, afinal, foi nas águas do Rio Paraíba do Sul que a imagem foi encontrada.

Experiência com o Sistema Agroflorestal

Com intuito de melhorar os conhecimentos no ramo da cultura agrícola fui participar de uma oficina sobre Sistema Agroflorestal oferecido pelo SESC de Taubaté.

O assunto me chamou a atenção porque minha propriedade rural apresenta algumas particularidades geográficas e diversidade de vegetação, e quando vi uma reportagem, tempos atrás, entendi que seria a mais viável proposta para iniciar alguma cultura.

O grupo, composto por pessoas com as mais variadas experiências no trato com a terra, é muito generoso, pois gosta de partilhar conhecimento, e isso é uma riqueza, afinal, na zona rural é muito difícil viver isolado.
Passados uns 50 dias do primeiro encontro, outro já ocorreu e muitos ainda virão a fim de acompanhar o desenvolvimento do projeto e outras experiências.