sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Um novo Comtur em Taubaté

 

Os membros do Conselho Municipal de Turismo de Taubaté se reuniram no último dia 21 de dezembro no Centro Cultural Toninho Mendes para escolha da Mesa diretora que irá conduzir os trabalhos até dezembro de 2022.

A presidência ficou com Carmem Silvia C. P. Bastos, a Carmola Cândido, representante do Produtores de Eventos e a vice-presiência com Rodrigo Teixeira de França, representante da Ciesp. A primeira-secretária será Nathalia Novaes Victor, representante da Área Cultura e a segunda-secretária será Ruth Câmara Rodrigues representando a Área de Turismo, ambas ligadas à Secretaria de Turismo e Cultura.

O processo eleitoral começou a ser organizado com a posse dos novos conselheiros, nomeados pela Portaria no. 1318, 28 de outubro de 2020. O Conselho conta com novos membros e novas representações, conforme a Lei Municipal no. 5556, de 04 de junho de 2020. A nova legislação o recompôs com grupos e entidades mais ligadas ao segmento, trazendo uma nova pespectiva para o desenvolvimento do Turismo no Município.

Alguns dos grupos que foram incluídos na nova lei foram o turismo rural, guias de turismo, turismólogos, pessoas com deficiência, entre outros.

O turismo foi uma das pautas dos candidatos à prefeitura durante a campanha nesta última eleição. O prefeito eleito, Saud, inclusive fez refência a alguns projetos como a transformação da antiga Casa da Semente, na Chácara do Visconde, em um centro receptivo para o Sitio do Picapau Amarelo e difusor do turismo municipal. Outro projeto é o aproveitamento da área chamada “Esquina do Brasil”, no entroncamento das rodovias Carvalho Pinto e Presidente Dutra num grande complexo empresarial e turístico. Pretende, também, criar espaços para exposição e venda de produtos artesanais locais.

Por sua vez, a nova mesa diretora do Comtur pretende efetivar a Carta do Turismo de Taubaté, fruto da Primeira Conferência Municipal de Turismo realizada em Taubaté no final de 2019, a qual teve sua execução prejudicada durante o ano de 2020 em virtude da pandemia do Covid-19, uma vez que o turismo foi uma das atividades econômicas mais afetadas no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário