quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Sociedade se movimenta em vista do Rio Una

No final de 2017 a sociedade começou a se movimentar em relação à situação do Rio Una, responsável por 30% do abastecimento de Taubaté, e que também banha parte de Tremebé e Pindamonhangaba.
A Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou um Wokshop, em parceria com a Universidade de Taubaté, do Departamento de Agronomia para propor uma genda positiva para a bacia do Rio Una.
O evento realizado em 14 de novembro de 2017 teve 4 linhas de ação propostas: Desassoriamento e Macrodrenagem, Composição Florestal, Controle de Erosão de Estradas Rurais e Produção Agrícola e Uso do Solo.
Cada grupo teve um professor do Curso de Agronomia da UNitau como responsável, e foram elaborados programas e metas que serão desenvolvidos a partir de 2018.

No dia 3 de dezembro foi organizado pelo Sítio Caminho da Roça um encontro para discutir a situação do Rio Una. Esta propriedade que fica às margens do Rio, por ocasião de suas cheias, assoriamento tem sofrido duras consequências, como prejuízo de sua produção e até dsgaste de suas instalações, motivo pelo qual realizaram o referido evento, que contou com a participação de autoridades municipais, vereadores, deputados estaduais e federais.
Outro encontro foi proposto para março de 2018, em virtude da conclusão de estudo de macrodrenagem realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com a Unitau.
Conforme as conclusões do estudo, as ações serão propostas.
De tudo isso, vale a iniciativa dos eventos e a vontade de trazer a sociedade para participar das discussões e soluções para a condição da Bacia Hidrográfica do Rio Una.