sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Rio Una volta às manchetes


O Rio Una nasce em Taubaté, passa por Pindamonhangaba e desagua no Rio Paraíba no Município de Tremembé.
É responsável por 1/3 do abastecimento de água potável de Taubaté.
Seu curso é cercado por diversas atividades econômicas, como pecuária, agricultura, lazer, gastronomia, extração mineral, extração vegetal etc, o que torna sua sobrevivência arriscada.
No período das chuvas é certo o aumento do volume de suas águas, chegando a alagar as propriedades que o cerca, e principalmente parte da Estrada Municipal José Luiz Cembranelli, que o cruza na altura do bairro do Ipiranga, em Taubaté.
Nos mês de julho aconteceu o que há tempos se previa, sem falta de alerta de alguns moradores da região e até por autoridades do município, que foi o assoreamento de parte da calha, resultando na interrupção da coleta de água para abastecimento.
A empresa responsável pela coleta fez uma ação imediata e conseguir retomar a captação de água, mas parte do município ficou sem abastecimento de água potável por três dias.
A partir deste ocorrido, autoridades, empresas governamentais envolvidas, acadêmicos, ambientalistas e moradores da região começaram a discutir ações para melhorar as condições do Rio Una.


Nenhum comentário:

Postar um comentário