segunda-feira, 16 de setembro de 2019

O Projeto Taubaté para taubateanos

Uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e a Universidade de Taubaté, por meio do Departamento de Arquitetura vem desenvolvendo o projeto Taubaté em que alunos do Departamento e servidores da Secretaria acompanham moradores do município apresentando as edificações da região central, seu valor histórico e arquitetônico.

Taubaté foi o primeira vila erguida na região do Vale do Paraíba. Sua fundação é de 1645, ainda no período colonial brasileiro. A partir de Taubaté partiram inúmeras Bandeiras responsáveis pela povoação do interior do Brasil.
Passando por todos os ciclos econômicos do país, Taubaté não spube conservar em seu patrimônio arquitetônico as marcas da história.

Dentre os prédios do período colonial somente a Igreja Nossa Senhora do Pilar conserva sua originalidade, mas a mais de uma década está totalmente fechada. Também do mesmo período, a Catedral de São Francisco das Chagas e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário sofreram modificações Do período imperial é possível visitar o Solar da Viscondessa de Tremembé, já a Vila Santo Aleixo sofre com a ação do tempo.

Os imóveis do início do período republicano estão conservados, mas as reformas sofridas por eles ao longo do século também os descaracterizaram de seus traços originais.

Taubaté não soube conservar sua história, mas vem se esforçando para menter sua memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário