Reunidos no Sindicato Rural de Taubaté na noite do último dia 14 de janeiro, profissionais do turismo e empreendedores rurais com iniciativas nesse segmento decidiram se organizar e criar uma associação para promover as atividades turísticas no meio rural, bem como reivindicar melhorias na infraestrutura para o bom desempenho do trabalho que depende de estradas bem conservadas e sinalizadas, dispositivos de comunicação, segurança e divulgação para o grande público, entre outras necessidades pontuais.
São iniciativas em hospitalidade, educação ambiental, ecologia alimentação, veterinária, transportes e a produção rural no geral, como agricultura, piscicultura, apicultura, pecuária etc.
O Sindicato Rural de Taubaté apóia a iniciativa e com membros de sua diretoria e filiados participa do coletivo. Relevante também é uma característica do grupo: a maioria já participou de cursos ministrados por instrutores do Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que é apoiado e mantido pelos sindicatos rurais em todo o país.
Nesse primeiro encontro participaram pessoas de Taubaté, Redenção da Serra, Lagoinha e São Luiz do Paraitinga, mas a intenção do grupo é de ampliar suas fronteiras para os demais municípios desse eixo que tem como base a Rodovia Oswaldo Cruz e até outros municípios do Vale do Paraíba. Não coincidentemente, esses municípios compõem a Região Turística Rios do Vale.
O Ministério do Turismo há anos vem propondo a regionalização do turismo nacional para uma melhor divulgação dos atrativos e também para que o turista possa aproveitar melhor seus passeios em cada região que ele visite.
Para uma melhor organização dos trabalhos, de seus objetivos e composição de sua diretoria o grupo decidiu se reunir a cada quinze dias até que toda a burocracia seja resolvida.
O turismo no meio rural já acontece na região, mas o volume de turistas e de negócios associados ainda é insuficiente para despertar na população e no poder público a relevância que essa atividade econômica pode desempenhar na economia regional, por isso os empreendedores resolveram se unir para mostrar sua força e potencial para alavancar os negócios, ainda mais nesses tempos em que as pessoas procuram estar em lugares amplos e arejados. Nada melhor que uma experiência no campo para trazer momentos de equilíbrio em nossos dias.
A Organização Mundial do Turismo desde 2020, com a expansão da pandemia do Novo Corona Vírus vem se esforçando para a difusão do turismo rural como forma das pessoas desfrutarem seus lazer com segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário